Grupos de Trabalho

Faça download do Caderno de Resumos

Clique nos links  (Nomes dos GTs) e veja quando e onde será sua apresentação.


Coordenador: Dr. Jorge M Villela [UFSCar] / Dr. Pedro A Lolli [USP]
Debatedor: Messias Basques [Museu Nacional/UFRJ]


Este GT propõe colocar em discussão questões que envolvam o desafio teórico-metodológico enfrentado nas pesquisas relacionado aos novos temas e objetos na Antropologia. Pretende-se reunir pesquisas que trabalhem com as interfaces entre as áreas do conhecimento da Antropologia, Filosofia e Literatura. Os diálogos com a Filosofia, a Literatura e a Arte poderão aflorar de pesquisas que encontrem nestas diferentes formas de conhecimento ferramentas que permitam trazer inteligibilidade antropológica aos respectivos objetos de estudo; e ainda de pesquisas em que esses ramos de conhecimento sejam objeto de análise antropológica.
Clique aqui para consultar os Trabalhos Aprovados.



Coordenadora: Dra. Marina D Cardoso [UFSCar]

Debatedores: Martinho Silva [UERJ] / Marcos Castro Carvalho [Museu Nacional/UFRJ]



O GT tem o intuito de possibilitar espaços de diálogo e discussão que contribuam para o atual debate da antropologia no que tange questões relacionadas à saúde, corpo e pessoa; práticas institucionais psiquiátricas; conhecimentos e práticas terapêuticas diversas direcionadas ao cuidado à saúde, doença e sofrimento. Serão aceitos trabalhos teóricos e etnografias atuais que contemplem as linhas de pesquisa propostas. 
Clique aqui para consultar os Trabalhos Aprovados.


Coordenadora: Dra. Catarina Morawska [UFSCar]


Debatedores: Danilo César Souza Pinto [UESB] / Magda dos Santos Ribeiro [USP]



Este grupo de trabalho pretende reunir pesquisas acabadas ou em andamento que reflitam sobre a mobilização de saberes técnicos em órgãos estatais, organizações não-governamentais, agências internacionais, institutos de pesquisa, laboratórios, empresas privadas. O objetivo é fomentar o debate em torno da ideia de que a política nestas instâncias – entendida como o governo e a gestão de negócios públicos ou privados – se dá a partir do exercício de técnicas das mais variadas, como a estatística, a cartografia, a engenharia social, a hermenêutica jurídica, a biomedicina, as tecnologias de informação. São de especial interesse trabalhos que descrevam, por exemplo, a confecção e circulação de documentos na gestão de populações e territórios; a diferença entre os saberes que referenciam documentos técnicos (como laudos antropológicos e estudos de impacto ambiental) e os saberes dos grupos sobre os quais os documentos discorrem; os saberes biomédicos que embasam a gestão dos corpos por parte de órgãos públicos e privados; as disputas semânticas em torno das quais transcorrem a elaboração de leis e os processos judiciais; a lógica subjacente às negociações do crédito de carbono; os saberes biotécnicos e financeiros que compõem o agronegócio; entre outros. Trata-se de refletir conjuntamente e a partir de pesquisas tematicamente diversas os desafios teórico-metodológicos postos à antropologia na medida em que se toma a política como indissociável da técnica. 
Clique aqui para consultar os Trabalhos Aprovados.



Coordenador: Dr. Felipe V Velden [UFSCar] / Dra. Clarice Cohn [UFSCar]

Debatedor: Antônio Guerreiro Jr. [UNICAMP]



O GT propõe a discussão de trabalhos de uma área clássica da Antropologia Brasileira, a Etnologia Indígena. Para tanto, pretendemos reunir pesquisas que descrevam e analisem as relações, os trânsitos e traduções entre regimes de conhecimento, bem como as políticas indígenas na sua relação com as políticas públicas, culturais e de desenvolvimento a eles dirigidas ou que de alguma forma os afetem. Essa comunicação de saberes se dá na escola – especialmente nos contextos de educação escolar indígena diferenciada –, no atendimento à saúde, nos processos de patrimonialização e no que tange às questões de territorialidade, de desenvolvimento e meio ambiente. Salienta-se que as discussões emergentes acerca da temática não se fazem em prejuízo dos debates clássicos da área, mas em diálogo com os campos do parentesco, da cosmologia, do xamanismo e do ritual.
Clique aqui para consultar os Trabalhos Aprovados.



Coordenadores: Dr. Igor Renó [UFSCar] / Dr. Marcos P Lanna [UFSCar]

Debatedor: Victor Hugo Kebbe [UFSCar]



Esse GT tem como objetivo enfocar discussões da dinâmica de relações entre circulação e fixidez, seja de pessoas, objetos ou substâncias. Nesse sentido, o presente GT pretende abarcar análises que tratem da temática da migração e da circulação de pessoas, assim como da circulação de objetos e de substâncias, de modo a dialogar com temas clássicos da antropologia como a troca e o parentesco, em interface com os processos de produção de fixidez imbricados na trama de relações.
Clique aqui para consultar os Trabalhos Aprovados.